Mesmo antes de saber programar, eu sempre quis ter um site meu, onde eu pudesse colocar os conteúdos que eu gosto. A minha ideia inicial era ter várias sessões, mas conforme eu fui amadurecendo pessoalmente e profissionalmente percebi que ter tudo em um lugar só talvez não seja o melhor dos mundos, tudo misturado não atingiria o público que gostaria.
Então alguns anos atras pensei em criar um site onde eu pudesse fazer os posts de conteúdos que me agrada (cultura pop, filmes, games), e também pudesse publicar projetos em que estou trabalhando para meu portifólio. Foi assim que surgiu o thiagonovaes.com
Eu dividi esse site em sessões. Atualmente criei essa sessão onde eu postarei os conteúdos de entretenimento, já estou trabalhando para criar e melhorar, criando divisões por categoria e tipo de conteúdo. Assim conforme o número de posts cresça, o leitor pode filtrar por categoria.
Agora pensando na sessão de projetos. Aqui onde farei uma integração com o GitHub para que possa pegar os meus projetos que estão lá e exibir de forma amigável ao leitor, com imagens e descrição do projeto. Inclusive esse meu site será o primeiro a ser detalhado.
Estou trabalhando em várias atualizações, talvez o leitor não perceba, mas, despois do ultimo post, fiz alguns updates que melhoraram a arquitetura do site. E foi uma dica que recebi: ‘publique o projeto quando tiver um MVP, depois dê as devidas manutenções, pois se for esperar para o projeto estar perfeito nunca entrará no ar’.
Uma das atualizações foi implementar um ‘template engine’ para facilitar o desenvolvimento, inicialmente eu estava utilizando arquivos HTML com JS puro para montar as páginas de posts. Para o usuário final, terá carregamento de pagina entre a lista de posts e o post clicado. Talvez no futuro eu crie um site totalmente SPA, não tendo carregamento entre páginas.
Na próxima grande atualização, pretendo colocar a sessão de projetos no ar. Estou fazendo desenvolvendo um método a parte para isso. Quero que seja apartado pois assim posso utilizar em outros lugares/projetos.
O objetivo final além de tudo é ter um espaço meu, onde eu coloque minhas ideias, sendo elas em forma de código ou em texto.